Muitas vezes você deve se perguntar: Meu negócio ainda é pequeno, estou iniciando, consigo dar conta das demandas financeiras durante a noite ou final de semana? Não tenho uma pessoa específica para isso porque o negócio ainda não comporta e pagar terceirização pode ter um custo elevado.
Se chegou nesse ponto, cuidado. É necessário dar atenção especializada às complexas demandas financeiras, administrativas e contábeis, porque elas estão diretamente ligadas às análises que possibilitam tomadas de decisão estratégicas que podem levar o negócio ao sucesso ou ao fracasso.
O que é BPO Financeiro?
BPO é uma sigla em inglês para Business Process Outsourcing, que nada mais é do que a terceirização da gestão de um determinado processo, no caso financeiro. BPO Financeiro então é, em linhas gerais, quando se contrata uma empresa terceirizada para realizar a gestão das finanças do seu empreendimento.
O BPO Financeiro será responsável por toda ou parte da gestão financeira, integrando com as rotinas contábeis e obrigações tributárias. Este ponto é importante porque sempre que se integra contabilidade e finanças o olhar estratégico sobre os números da empresa cresce e as tomadas de decisões se tornam mais seguras.
E para autônomos, micro e pequenas empresas que tem pouca ou nenhuma estrutura, o BPO financeiro acaba sendo uma excelente solução para ter um processo de qualidade e seguro, sem ter que crescer fora do core business. Para empresas maiores e mais complexas, em função da alta demanda e da burocracia, se torna imperativo contar com um ou mais parceiros especialistas em demandas financeiras e contábeis.
Quais são as entregas de um BPO Financeiro?
Como falamos acima, existe um método de trabalho do BPO Financeiro que é dividido em etapas e entregas. Conheça quais são essas etapas e o que cada uma delas entrega, gerando valor ao negócio do empreendedor.
1. Inicialização
Nesta primeira fase, o prestador de serviço mergulha na vida financeira e contábil da empresa, conhecendo os processos, vendo o histórico de transformação do negócio e todas as tarefas administrativas necessárias. Conhece os sistemas utilizados e as pessoas envolvidas na operação – se for uma empresa maior – e conversa com o empreendedor para entender o momento e as expectativas em relação ao trabalho. Esta etapa deve acontecer somente após o contrato assinado, sob risco de problemas quanto a conflito de interesses e segurança da informação.
2. Manutenção da operação
Essa etapa é o coração do BPO Financeiro porque é o dia a dia. São as rotinas e como são executadas pelo parceiro, atendendo as obrigações legais e burocráticas e gerando informação estratégica para a tomada de decisão na empresa. De maneira geral, o que é realizado nesta etapa, são fluxos contínuos de trabalho, muitos deles mediados por tecnologia que garante segurança e agilidade de processo.
3. Suporte estratégico permanente
Esta fase é o cérebro do BPO Financeiro. Em paralelo a operação rotineira, o BPO gera números atualizados em tempo real para que o empreendedor tenha segurança e confiança na tomada de decisão do negócio. Isso garante que a estratégia esteja sempre baseada em números o mais atualizados e precisos possíveis.
Quais são as vantagens em contratar um BPO financeiro?
Com profissionais amplamente qualificados atuando à frente do setor financeiro, além de se obter uma gestão mais assertiva, as chances de acontecerem erros são menores. Segundo uma pesquisa do portal Clutch, focado em terceirizações, a contratação de um BPO Financeiro pode:
Aumentar em 24% o desempenho na gestão do setor;
Elevar a expertise das finanças em 18%;
Diminuir em até 12% os custos de operação na rotina da empresa.
A contratação de um serviço de BPO, além de não sobrecarregar os gestores e profissionais da empresa, ainda otimiza os processos de forma que a companhia foque mais em sua atividade principal para garantir bons resultados.
Qual a diferença entre BPO, Assessoria e Consultoria?
Alguns conceitos se esbarram quando falamos de auxílio na gestão de empresas, mas é importante diferenciar e saber o papel de cada um desses serviços para, assim, entender como cada um impacta o seu negócio.
BPO financeiro: impacta na terceirização do modelo de negócio e, ainda, influencia tanto na estrutura financeira quanto na física e na cultura da empresa. A cultura tende a mudar quando o BPO é feito e, normalmente, a empresa se torna mais disciplinada.
Assessoria: trata-se de um auxílio técnico, normalmente, acompanhado de um projeto específico da implementação até a conclusão, agindo dentro do projeto, porém sem grandes responsabilidades na tomada de decisão.
Consultoria: a consultoria está mais atrelada ao aconselhamento na solução de problemas ou decisões a serem tomadas. Nesse sentido, o consultor é como se fosse a bússola da empresa, que dá o horizonte ao empresário, mas cabe a ele indicar o caminho que vai seguir.
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